New People Central Dashboard • Application (Web)

Atenção:
Essa tela fez parte do processo seletivo de UX/UI para a Aevo.

Sobre o desafio
Redesenhei parte da Interface de Produto, para a Central de Pessoas do software, no estilo Dashboard. A Nova Central deve utilizar elementos do reformulado Design System da Aevo, contendo todo o conteúdo relevante para o produto e propondo melhorias, em especial, nas dores dos usuários.

Minhas funções
Pesquisa de mercado e análises (benchmark, informações de stakeholders, referências);
Arquitetura da informação;
Wireframes e UX/UI Design.

Entendendo o mercado
O Brasil é o 9º maior mercado de desenvolvimento de softwares no mundo (segundo dados de 2018) e 95% do mercado brasileiro de software é composto por empresas PMEs. Ainda assim, não encontrei durante a research resultados brasileiros de softwares voltados à inovação.
Quanto à produtos mundiais, os produtos de inovação mais semelhantes à proposta da Aevo são Ideanote, Clarizen, Roadmap.Space e Tracxn.com.

Estratégias
Depois de uma extensa Desk Research, fiz um documento no Miro App para organizar todas as informações que eu tinha e pensar nas estratégias antes de “desenhar” a nova tela:
#teamAevo:
Pesquisa dos Stackholders com os usuários, informando dores e desafios;
Vídeo-apresentação do software com a Central de Pessoas atual.

UX:
Brainstorm antes e depois do acesso às informações e insumos enviados;
Painel de Backlog + Sprint;
Benchmark de concorrentes;
Painel de Referências (Moodboard);
Acesso aos softwares/apps concorrentes para análise de UI, fluxo, tom de voz e funcionalidades.

Benchmarking
Como estratégia para melhorar a visibilidade das informações e engajamento dos usuários, optei por trazer a Central de Pessoas para o formato de Dashboard. Com isso, cheguei nas seguintes conclusões:

– A lista com muitos usuários traz um aspecto cansativo para a Central — Com a mudança, damos um aspecto visual agradável mesmo com gráficos e indicadores na tela.
– O dashboard precisa de objetividade. É importante priorizar os indicadores mais importantes e necessários, para então dispô-los na tela. Quando há excesso de dados, a tela perde o senso de prioridade e faz com que o usuário se disperse dela facilmente.

Após isso, fiz cadastros nos apps de inovação com dashboards para ver como as empresas trabalhavam as principais informações. O que me fez perceber que geralmente há um uso de elementos de apoio visuais (icons, illustrations, colors), além da recorrência do uso de modais, botões flutuantes, banners, entre outros.

Wireframe
Já na fase de wireframe, segui os objetivos desenhados tendo como pilar todas as informações levantadas:

– Manter as informações relevantes que a Central já traz;
– Obter visualização do Ranking por Perfil do usuário;
– Obter visualização do Ranking do usuário que está acessando o software;
– Criar perfil de usuário (editável);
– Redesenhar a listagem de Ranking e só apresentá-la por completo se o usuário a solicitar.

UI Design
Depois de seguir todas as etapas delimitadas, cheguei na parte final do desafio: uma Central de Pessoas com a interface minimalista e objetiva, deixando as principais informações em destaque para alcance do usuário e redistribuindo de maneira funcional o que ele precisa ver.

>>访问dribbble查看高清大图
做人要厚道,转载请注明文章来源: https://www.boxui.com/ued/ui-design-ued/43239.html